Como gerar orçamento de produto
Os orçamentos fornecem uma estimativa dos valores de um produto ou serviço antes da venda, e, com o nosso ERP, você pode criar orçamentos personalizados, adaptados às informações requisitadas por seus clientes.
Neste tutorial, iremos ensinar como gerar orçamento de produtos. A seguir, você poderá conferir:
- Como gerar orçamento de produtos;
- Como enviar o orçamento para seus clientes.
Confira a seguir:
Como gerar orçamento de produtos
1. No 'Menu Principal', localizado na lateral esquerda do sistema, acesse o módulo 'Orçamentos' > 'Produtos';
2. Em seguida, na tela ‘Orçamentos de produtos’, clique no botão verde 'Adicionar';
3. A tela 'Adicionar orçamento' será exibida. Nela, é necessário preencher as seguintes informações:
DADOS GERAIS
- No campo 'Número', é exibido o número do orçamento. O sistema preenche esse campo automaticamente. Porém, é possível editar, basta clicar no botão ao lado;
- Em 'Cliente', selecione qual comprador solicitou o orçamento. Você pode cadastrar um novo ao clicar em 'Cadastrar Novo';
- Em 'Vendedor/Responsável', informe qual funcionário é responsável por essa solicitação;
- O campo 'Data' é preenchido automaticamente pelo sistema, mas você pode selecionar datas anteriores e posteriores ao dia do cadastro;
- Em seguida, informe a data de 'Previsão de entrega' no campo específico;
- No campo 'Aos cuidados de', informe quem está cuidando do orçamento;
- Em 'Canal de venda', informe qual o canal que a venda foi realizada: internet, presencial ou telemarketing;
- Selecione também em qual 'Centro de Custo' o orçamento será contabilizado.
PRODUTOS
- Selecione o produto desejado pelo seu cliente em 'Produto';
- Se o produto escolhido tiver detalhes como diferença de cor ou tamanho, informe no campo 'Detalhes';
- Insira a 'Quantidade' do produto;
- Em 'Tipo', informe o valor de venda utilizado no orçamento;
- O campo 'Valor' é preenchido automaticamente, conforme os dados informados nos campos anteriores;
- Insira o valor de 'Desconto' no campo correspondente e informe se ele será contabilizado em dinheiro ou porcentagem;
- O campo 'Subtotal' é preenchido automaticamente pelo sistema;
- Caso queira adicionar mais produtos, clique em 'Adicionar outro produto'.
SERVIÇOS
- Se necessário, adicione um serviço ao orçamento.
TRANSPORTE
- Em 'Valor do frete', informe qual valor será cobrado para realizar a entrega;
- E, no campo 'Transportadora', preencha com o nome da empresa responsável pelo serviço.
TOTAL
- Caso queira que o valor total do orçamento seja impresso ou não, marque a caixinha 'Exibir valor total do orçamento impresso';
- O campo 'Produtos' é preenchido automaticamente pelo sistema com os valores dos produtos incluídos no orçamento;
- Nos campos 'Desconto (R$)' e 'Desconto (%)', informe se o orçamento terá algum desconto em dinheiro ou porcentagem;
- Já no campo 'Valor total', é exibido o valor total que inclui todos os dados informados nos campos anteriores.
ENDEREÇO DE ENTREGA
- Caso o endereço de entrega seja diferente do endereço preenchido no cadastro do cliente, selecione a caixinha 'Informar endereço de entrega' e preencha os seguintes campos: 'CEP'; 'Logradouro'; 'Número'; 'Complemento'; 'Bairro' e 'Cidade/UF', conforme as informações do seu cliente.
PAGAMENTO
- Ao clicar na caixa 'Gerar condições de pagamento para este orçamento', você pode escolher se deseja ou não gerar condições de pagamento para o orçamento;
- Caso opte por gerar formas de pagamento, informe se será 'À vista' ou 'Parcelado'.
Se houver parcelamento preencha as informações:
- No campo “Método de pagamento”, selecione um método de pagamento;
- No campo 'Intervalo de parcelas (dias)', informe o intervalo de dias entre as parcelas;
- Selecione 'Quantidade de parcelas' e 'Data da 1ª parcela';
- Por fim, clique no botão “Gerar”.
OBS: você pode inserir 'Anexos', 'Observações' e 'Observações Internas' nos campos apropriados.
4. Após a conferência dos dados, clique em ‘Cadastrar’;
5. O sistema exibe uma mensagem confirmando o cadastro do orçamento.
Como enviar o orçamento ao seu cliente
Após a realização do cadastro de um orçamento, o sistema permite que esse documento seja enviado ao cliente.
1. Ao localizar o orçamento na tela ‘Lista de ofertas de produtos’, clique no botão verde na coluna ‘Ações’;
2. O sistema oferece dois métodos de envio de orçamento: por e-mail ou via WhatsApp
- Ao selecionar a opção desejada, envie o orçamento ao seu cliente.
OBS: após enviar o orçamento para o cliente por e-mail, uma notificação aparecerá confirmando o envio do orçamento.
Pronto!
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.